sábado, 15 de fevereiro de 2014

Notas Analógicas em Ambiente Digital -II


 "O Século XXI será religioso ou pura e simplesmente não será."(André Malraux)

 
A disjunção da expressão permite que, a previsão de Malraux, seja sempre lógica. O que não é lógico é o extremismo de posições em defesa ou contra a religião. Uma única visão do mundo e de organização social só levam à intolerância, à barbárie e à destruição inata do Ser Humano, que tem necessidade de uma dimensão transcendente.

Mais que religioso, o Século XXI será espiritual. Os ciclos repetem-se na história , com pequenas variações. A seguir a um ciclo materialista e tecnológico virá o ciclo da espiritualidade e vice-versa. Se assim não for, como profetizava Malraux, estaremos a entrar no horizonte da insanidade e da via suicidária colectiva.

A religião deixou de ter um arco de magia e uma seta mitológica. O Humano, na sua perene e frágil dimensão , procura o alento quotidiano da alma.  Vejam-se as constantes frases, esquemas, imagens, desenhos, que os cibernautas colocam no espaço virtual como lidar com a vida.  Como se a vida tivesse um ensaio geral ou uma bússola , que indicasse o caminho , mas não a geologia do mesmo.

     Somos passageiros de um espaço, que não é nosso , de um tempo que não dominamos. Qualquer tentativa de interpretação, não dissolve o mistério que abarca, qualquer explicação do sentido da vida.

Foto: Jon Bagt

Sem comentários:

Enviar um comentário